Finalmente Alexandre!

Read so far
Depois de várias tentativas a tentar se sagrarem vencedores do Rali Vinho Madeira, Alexandre Camacho e Pedro Calado conseguiram este fim-de-semana essa proeza com o Peugeot 208 T16 R5.

Se Miguel Nunes e João Paulo partiam para o derradeiro dia de competição na liderança da prova rainha do automobilismo madeirense, a primeira passagem por Ponta do Pargo viria a ser madrasta para a dupla da PlayTotal Racing ao se partir um disco de travão do Hyundai i20 R5 e assim a obrigar à desistência, de forma inglória, dada a fantástica recuperação que realizaram ao longo de sexta-feira.
Com a desistência de Nunes, Alexandre Camacho saltou para a liderança para não a mais largar até ao fim da prova, contudo foi sofrendo ataques por parte de Giandomenico Basso, mas sempre contra-atacando e sabendo gerir o seu andamento que o permitiu cimentar a liderança troço a troço, conseguindo assim após Rosário 2 se sagrar vencedor da edição 2017 do Rali Vinho Madeira.

Na segunda posição surge Basso, que no seu regresso à região, mostrou que “quem sabe nunca esquece”, conseguindo rodar entre os mais rápidos e vencer troços, terminando a 15,6s de Camacho com o Hyundai i20 R5.

João Silva e Rui Rodrigues levaram o Citroen DS3 R5 ao lugar mais baixo do pódio, numa prova onde o jovem piloto da FX Team demonstrou que com uma maior adaptação à viatura francesa poderá lutar de igual para igual com os seus mais diretos adversários, acumulando maior experiência em piso molhado, dada as alterações de «setup» que lhe será benéfica no futuro.

Fruto das condições adversas de sexta-feira, Miguel Campos e António Costa não conseguiram se aproximar dos concorrentes que seguiam à sua frente, com o Skoda Fabia R5, centrando o seu objectivo em somente terminar o Rali Vinho Madeira, numa prova aquém das expectativas do piloto para a prova organizada pelo Club Sports Madeira.

Com a porta entreaberta deixada por Miguel Barbosa, à entrada para o derradeiro troço, Simone Tempestini aproveitou da melhor maneira para suplantar o piloto do Skoda Fabia R5 e assim a bordo do Citroen DS3 R5 terminar no quinto posto.

Devido à desistência de Miguel Nunes, Miguel Barbosa somou a sua primeira vitória no Campeonato Nacional de Ralis com uma condução muito consistente ao longo de todo o rali com o Skoda Fabia R5 e dando a sexta posição final da BP Ultimate Vodafone Skoda Team.

Carlos Vieira e Jorge Carvalho na sua segunda presença na região foram mais felizes, contudo um furo no Citroen DS3 R5, na passagem por Rosário 1, não o permitiu suplantar Barbosa no que às contas do Campeonato Nacional de Ralis diz respeito.

Na penúltima especial do RVM, João Barros e Jorge Henriques acabaram por atirar por terra as suas aspirações num bom resultado na região, fruto de um toque na parte inicial de Ponta do Sol, penúltimo troço, o que originou a quebra da suspensão e assim não permitindo à dupla do Ford Fiesta R5 de prosseguir em prova.

Jim Van Den Heuvel “trocou” as voltas na RC2N fruto da confirmação de irregularidades no Mitsubishi Lancer Evo X de Filipe Pires, fazendo com que Vasco Silva e Ricardo Ventura fossem oitavos classificados, por troca de posição com o campeão regional do antigo Agrupamento de Produção, numa prova isenta de erros, o que fez com que a malapata, em termos mecânicos, abandonasse o jovem piloto da Ribeira Brava, conquistando assim a sua primeira vitória em 2017.

Por outro lado, Filipe Pires e Vasco Mendonça, fruto das irregularidades na viatura japonesa, sofreram penalização de 5 minutos, embora fosse suficiente para pontuar e somar novo título na RC2N.

A fechar o «top-ten», o regressado José Camacho, navegado por Ricardo Pontes, com o bonito Fiat Punto S2000 foram paulatinamente subindo o seu ritmo e fazendo uma prova bastante consistente.

No Troféu NP Nazaré Peças DMACK Yaris Cup, Narciso Andrade foi o mais veloz e uma boa pontuação este fim-de-semana.

Para visualizar a classificação final, clique aqui.
Author: 
Flatout ralis
Date: 
22-08-2017