Mensagem/Saudação do Presidente do C.S. Madeira e da Comissão Organizadora

Lido

Mensagem/Saudação do Presidente do C.S. Madeira e da Comissão Organizadora

GRANDE EVENTO DA MADEIRA E INTERNACIONAL

Embora num mundo em permanente convulsões e incertezas geo-políticas, existem cada vez mais países e regiões a apostarem fortemente no desporto automóvel como meio de projeção e promoção turística. E a aposta é muito forte para colocarem as suas Provas no Topo dos Campeonatos Mundiais.

Assim para o Club Sports da Madeira, a organização do Rali Vinho da Madeira 2017 é da maior importância e enorme significado, por forma a afirmar todo o historial, a imagem de marca e o prestígio internacional que, ao longo dos anos, junto dos Responsáveis da Federação Internacional do Automóvel, soubemos conquistar. Temos essa grande responsabilidade de continuar a levar para a estrada mais uma edição do Rali Vinho Madeira numa clara demonstração de que merecemos continuar a pertencer à elite dos Ralis Mundiais.

Todos nós sabemos que para manter a prova no atual figurino do Campeonato da Europa, necessitaríamos dum apoio do Governo Regional, substancialmente mais elevado e da garantia de que o transporte marítimo das viaturas seria efetuado, através dum navio tipo ferry.

Vamos aguardar que, dentro de poucos anos, estejam de novo reunidas estas condições necessárias e suficientes para regressarmos ao Topo dos Ralis da FIA, pois qualidade, motivação e ambição não nos faltam. Nem nos faltarão os Apoios Institucionais das Entidades Federativas Nacional e Internacional.

E como é próprio da natureza humana e uma forma de ser e de se expressar muito madeirense, só damos valo àquilo que possuímos, quando o perdemos. E é o que também se passa com o Rali Vinho da Madeira. Aqueles que antes nos acusavam de apostar num Campeonato da Europa que não era competitivo e estava moribundo, são agora os primeiros a nos criticar, por termos ficado de fora desse Campeonato e de termos sido “despromovidos” para a Taça de Ralis. Esquecem-se, muito facilmente, de que conseguimos manter o Rali Vinho da Madeira no IRC, durante quatro edições, como a única prova a cuja organização não foi exigida qualquer contrapartida financeira com o “Free Promoter”, que era e é, bastante elevado.

Estivemos na linha da frente do IRC, como estamos agora na linha da frente do TER – Tour European Rally, um projeto desportivo que envolve vários ralis do Ex-Campeonato da Europa e de diferentes Regiões Turísticas. Por outro lado, os Relatórios dos Observadores da FIA continuam a pontuar o nosso Rali como um dos melhores ralis da Europa e do Mundo, em asfalto. A prova não perdeu a sua imagem de marca e a sua competitividade e bastará verificar o interesse de pilotos e marcas, para confirmar que continuamos a ser um Evento de referência, a nível mundial.

Por este conjunto de razões, para a Comissão Organizadora do Rali Vinho da Madeira 2017 e para o Governo Regional da Madeira, nosso “Main Sponsor”, é fundamental continuar a organizar este Evento Internacional. Precisamos de demonstrar a todos os nossos parceiros que o nosso Rali continua a ser o maior evento sócio desportivo, que se realiza, anualmente, na Madeira e aquele que mais promove turisticamente a Ilha e o nosso famoso vinho e é acarinhado e vivido por todos os Madeirenses. E é, sem quaisquer espécie de dúvidas, o Evento que mais dinamiza a economia regional pois o rali, na senda das famosas “Voltas à Ilha”, chega a todos os concelhos, movimentando milhares de Madeirenses e de Turistas, que vão para as nossas serras e que enchem as nossas bonitas e floridas estradas, bem como os nossos hotéis, restaurantes e similares de hotelaria, ao longo de toda a nossa Ilha.

Para a edição 2017, a pontuar para o Troféu Europeu de Ralis,- Zona Ibérica - que substitui a Taça da Europa de Ralis, o Campeonato Nacional e da Madeira de Ralis e o Tour European Rally, decidimos manter a mesma estrutura organizacional, o programa, e o itinerário do ano anterior e continuar a responder às exigências da FIA, e dos atuais Regulamentos do Campeonato Nacional e “Coral” da Madeira de Ralis.

A Comissão Organizadora do Rali Vinho da Madeira 2017 tudo fará para que os padrões da qualidade, de organização e de segurança se mantenham bem elevados, assim como assegurará a presença de concorrentes estrangeiros, com provas dadas na prova e nas estradas da Madeira, que,conjuntamente com os principais pilotos nacionais e os bem competitivos pilotos madeirenses, irão com certeza garantir um grande espetáculo, luta desportiva e acesa até ao final do Rali, como tem, felizmente, acontecido nos últimos anos.

Agradecemos a todos os Patrocinadores Oficiais e Empresas que mantêm o seu apoio financeiro mesmo em tempos de menor actividade económica e a todos os que colaboram com a Organização da Prova. Sem o empenho e contributo de tantos, não era possível colocar este ano nas Estradas, da nossa bela “Pérola do Atlântico” mais uma Edição do Rali Vinho da Madeira, a 58ª Edição da Volta à Ilha da Madeira.

A todos os participantes, concorrentes, organizadores, forças policiais e militarizadas, renovamos o nosso muito obrigado.

E o nosso encontro fica marcado para a primeira semana de Agosto, para assistir a mais um grande e competitivo espectáculo desportivo. O nosso sucesso depende da segurança, da postura e do comportamento de cada espectador. Contamos com todos vós!

O Rali não é do Madeira é da Madeira. Sem invejas e maledicências defendamos o que é nosso. Com orgulho e determinação. Como sempre!

A todos um bom Rali!