A grande festa do automobilismo da Madeira

Lido

A grande festa do automobilismo da Madeira

Em nome da Direcção do Clube Sports da Madeira e da Comissão Organizadora do Rali Vinho da Madeira 2018, dou as boas-vindas a todos, formulando votos dos maiores sucessos a todos aqueles que nos acompanham e participam neste histórico e magnífico evento desportivo que, ano após anos, marca a grande festa do Automobilismo da Madeira. E o desafio é de tentar sempre superar as já altas expectativas que todos colocam, em cada edição do “seu Rali” mantendo viva uma “marca” que vai passando e marcando gerações de Madeirenses e de todos aqueles que tiveram a oportunidade de participar ou assistir ao evento, independentemente da Prova pontuar ou não, para o Campeonato da Europa.

Para a edição de 2018, os concorrentes externos à Região já podem beneficiar do transporte marítimo, em navio de tipo Ferry Boat, que constituía um dos handicaps com que a organização se via confrontada, nos últimos anos.

É mais um grande passo, para que, num futuro próximo, estejam de novo reunidas as condições necessárias e suficientes para regressarmos ao Topo dos Ralis da FIA, pois qualidade e motivação organizativa não faltam a esta grande equipa do C.S. da Madeira. E julgamos que também não faltarão os Apoios Institucionais das Entidades Federativas Nacional e Internacional e, naturalmente, do Governo Regional e das Câmaras da Região de forma a atingirmos tal desiderato.

O Rali Vinho da Madeira continua a ser o maior evento sócio-desportivo que se realiza, na Região e aquele que mais promove turisticamente a Ilha e o nosso famoso vinho. É acarinhado e vivido por todos os Madeirenses e é sem quaisquer espécies de dúvidas, o evento que mais dinamiza a economia regional. O rali, na senda das famosas “Voltas à Ilha”, chega a todos os concelhos, movimenta milhares de Madeirenses e Turistas, pelo que as nossas serras, as nossas sinuosas, bonitas e floridas estradas ficam repletas de público para assistir à passagem dos concorrentes. Da mesma forma, também os nossos hotéis, restaurantes e similares de hotelaria ganham também outra movimentação.

Para a edição 2018, a pontuar para o Troféu Europeu de Ralis,- Zona Ibérica, para o TER – Tour Europeu Rally e para os Campeonato Nacional e da Madeira de Ralis, decidimos manter a mesma  estrutura organizacional, o programa e o itinerário  do ano anterior, apenas adaptando os dias da sua realização ao programa das viagens semanais do Ferry, o que, por outro lado, só trará benefícios uma vez que cria a possibilidade de mais adeptos poderem assistir por se disputar num fim de semana.

Respeitando a História e a Tradição, mas procurando inovar e adaptar-se às novas e magníficas infraestruturas que foram edificadas na Zona Marítima da Cidade do Funchal, as Cerimónias de Partida e Chegada do Rali serão realizadas, este ano, na Praça do Povo, libertando a já muito condicionada Placa Central, Avenida Arriaga, junto à Sede do Club Sports da Madeira, para outras actividades ligadas ao evento. Desta forma, estamos já a preparar a 60ª Edição da “Volta à Ilha à Madeira” associada aos “600 Anos de Descobrimento da Madeira”, a ser comemorada no próximo ano, que esperamos trará mais e melhores novidades, juntando as históricas viaturas das ”Primeiras Voltas à Ilha” às viaturas que foram marcando gerações de madeirenses e que estão associadas ao rali Vinho da Madeira, nos tempos áureos do Campeonato da Europa de Ralis.

Agradecemos a todos os Patrocinadores Oficiais e Empresas, verdadeiros parceiros do Club Sports da Madeira, que mantêm o seu apoio financeiro e logístico, mesmo em tempos de menor actividade económica, e a todos os que colaboram com a Organização da Prova. Sem o empenho e contributo de tantos, não seria possível colocar nas Estradas, da nossa bela “Pérola do Atlântico”, mais uma Edição do Rali Vinho da Madeira, a 59ª Edição da Volta à Ilha da Madeira.

A todas as Entidades Oficiais, Desportivas, Comissários Desportivos, Participantes, Concorrentes, Forças Policiais e Militarizadas, renovamos o nosso muito obrigado, pela excelente colaboração e entendimento que sempre têm pautado as nossas relações institucionais, numa parceria de há muitos anos, e numa clara demonstração que a relação custo benefício da realização deste evento é altamente lucrativa para a Economia da Região.

Uma merecida palavra de incentivo e confiança e os votos das maiores felicidades para o experiente Director da Prova – Pedro Melvill Araújo e toda a sua excelente equipa - que terão a espinhosa tarefa de liderar a Prova na Estrada e fazer cumprir as normas de segurança e as imposições regulamentares, FIA e FPAK.

Um agradecimento especial é devido, a toda a Equipa do Secretariado do Rali, liderado pelo sempre presente, Alfredo Mendonça, Secretário Geral da Prova, que, durante meses, preparam afincadamente e com todo o profissionalismo toda a logística, os equipamentos e a montagem do Rali, para que este constitua o sucesso organizativo que todos reconhecemos.

De realçar que toda esta pequena equipa da organização, onde não existem “profissionais”, trabalha empenhadamente, ao longo de muitos fins de semana, não descurando nenhum pormenor, para que o Rali Vinho Madeira 2018 decorra na estrada, tal como foi programado e idealizado e sempre na máxima segurança.

A todos os que colaboram com a Organização da Prova, em nome do Club Sports da Madeira, o nosso muito obrigado!

E para todos vós, temos de relembrar que a segurança dos concorrentes e do público, depende de si e do seu comportamento e atenção na estrada, a assistir à passagem da “Caravana do Rali”. É, na postura e comportamento de cada espectador, que depende, em muito, o sucesso do nosso/vosso rali.

Contamos com todos vós! UM BOM RALI!

O Rali não é do Madeira é da Madeira!