RVM 2018 mantém estrutura e ganha novo pódio na Praça do Povo

Lido

RVM 2018 mantém estrutura e ganha novo pódio na Praça do Povo

A 59ª edição do Rali Vinho Madeira (RVM), que vai para a estrada a 3, 4 e 5 de agosto, mantém “a duração, a qualidade e a estrutura” (19 provas especiais de classificação, com passagens pelos vários concelhos da Madeira), mas muda o pódio de partida e chegada das viaturas para a Praça do Povo, como avançou hoje, em conferência de imprensa, o presidente da Comissão Organizadora do RVM, José Paulo Fontes.

“A Avenida Arriaga está um pouco estrangulada e há outros locais com potencialidades para fazer a festa do Rali”, referiu, não esquecendo, no entanto, a importância histórica deste local para o evento. “O mundo não para, tudo é dinâmico, respeitamos a história, mas também temos de inovar e ver onde estamos melhor e ficamos melhor”, reforçou.

Quanto à alteração das datas do RVM, o responsável apontou que, com o ferry, não fazia sentido não aproveitarem esta oportunidade em termos de transportes de viaturas. “Para este evento é fundamental ter o ferry e por isso tínhamos de fazer esta alteração por causa do embarque e desembarque das viaturas”, explicou. Sendo assim, ao contrário dos outros anos em que o rali começava numa quinta-feira com a prova especial da Avenida do Mar, este ano o primeiro dia será na sexta-feira, dia 3 de agosto. José Paulo Fontes acredita mesmo que esta mudança dos dias de semana do rali “vai trazer mais gente” para as estradas.

Em relação ao Parque de Assistências, o mesmo mantém-se na Avenida Sá Carneiro, sendo que algumas viaturas irão para o cais, por baixo da Praça do Mar, por motivos logísticos.

A organização do RVM já está de olhos postos na edição de 2019, ano em que se comemoram os 60 anos deste evento automobilístico. A ideia, segundo José Paulo Fontes, é juntar os 60 anos do RVM às comemorações dos 600 anos da Descoberta da Madeira e Porto Santo e “apresentar eventos que possam recordar a história desta prova e a ligação dos madeirenses ao RVM”.

No que diz respeito às inscrições, as mesmas já estão a decorrer e, até 2 de julho, os pilotos podem fazer a inscrição usufruindo de um desconto. A partir dessa data, e até 18 de julho, as inscrições já decorrerão sem esse desconto.

José Paulo Fontes avançou que já há pilotos inscritos. “Nós estamos a intensificar os contactos com os pilotos e dentro dos próximos dias haverá novidades quanto aos pilotos que estarão na Madeira”, sublinhou, frisando que, como sempre, a ideia é ter “um bom rali, com bons pilotos e em segurança”.

O responsável fez ainda questão de agradecer a todos os patrocinadores, bem como a todas as entidades que trabalham em prol deste evento. “Que seja uma semana de festa nas estradas da Madeira”, rematou.