Mensagem do Presidente do Governo Regional da Madeira

Lido

Mensagem do Presidente do Governo Regional da Madeira

A Volta à Madeira, como no início de chamava, faz já parte da História da Madeira.

Esta edição de 2019 é ainda mais especial, porque o nosso rali faz 60 anos. E tal e qual o Vinho que lhe dá o nome, quanto mais velho melhor. O vigor, o prestígio, a robustez da organização e da prova, estou certo, permanecem inalteráveis.

Mas, esta edição é duplamente especial: porque celebramos os 600 Anos da descoberta da Madeira, a que este Rali se associa.

A prova que vai para a estrada a 1 de agosto leva consigo, portanto, o rótulo de representar os 600 anos da Madeira e o nosso Vinho Madeira, em ano redondo de aniversário.

O Rali é, para os madeirenses, muito mais do que uma prova desportiva. É também uma manifestação social, com a presença maciça, mas cívica, dos madeirenses nas nossas serras, que se enchem de campistas e visitantes, que não perdem “pitada” da corrida.

Falar do Rali Vinho da Madeira faz-me invocar outros tempos e grandes nomes do automobilismo português, como Zeca Cunha e Américo Nunes, mas também prestigiados nomes do automobilismo internacional, como os italianos Massimo Biasion, Fabrizio Tabaton ou Andrea Aghini ou o belga Patrick Snijers.

Mas, se a Madeira se desenvolveu graças à Autonomia Política, a verdade é que no que se refere ao entusiasmo pelos ralis nada mudou. Os madeirenses e os porto-santenses gostam de automóveis, de ir para a estrada.

E fazem-no com o civismo que nos carateriza. Cumprindo com as regras de segurança, contribuindo para que o Rali Vinho da Madeira seja, todos os anos, uma verdadeira festa.

O Governo Regional continuará a apoiar esta prova.

Um bom Rali para todos

 

Miguel Albuquerque