Mensagem do secretário regional da Economia, Turismo e Cultura para a edição de 2016 do RVM
A Região prepara-se para acolher a 57ª edição do Rali Vinho Madeira. Uma Festa desportiva que muito nos orgulha e que, anualmente, se reinventa para despertar o interesse e surpreender as expetativas dos milhares de madeirenses e turistas que, a ela, se associam, com entusiamo e grande animação.
Fruto de uma intensa preparação e de uma organização que merece o nosso maior reconhecimento, o Rali Vinho Madeira é, atualmente, o maior evento automobilístico da Região e um dos maiores do país, integrando, ainda, o campeonato nacional e europeu. À sua qualidade associam-se, naturalmente, uma vitalidade contagiante e uma identidade que, efetivamente, faz toda a diferença, num envolvimento que vai muito para além da estrada, transformando-se numa experiência inigualável.
E é precisamente este envolvimento, esta moldura humana que acompanha, desde o primeiro minuto e até ao último dia, cada uma das etapas que integram este rali, que distingue esta competição das demais que se promovem nacional e internacionalmente.
Mais do que uma prova que sai à estrada, estamos a falar de uma manifestação sociocultural que é genuína e que deve ser, por isso mesmo, preservada, potenciada e valorizada. Falamos de uma realização desportiva que promove a imagem da Madeira e a das suas exuberantes paisagens em todo o mundo, sobretudo neste ano em que integra a Tour European Rally, garantindo-se, assim, uma cobertura televisiva ainda maior, nos cinco continentes.
No fundo, estamos perante um evento que reverte a favor da nossa economia, que reforça a nossa competitividade e notoriedade enquanto destino turístico e que, simultaneamente, representa uma festa que, ano após ano, se vive com intensidade e de uma forma muito particular, entre residentes e visitantes.
À Comissão Organizadora, a todos os que contribuíram para a sua realização e, naturalmente, a cada um dos participantes que, mais uma vez, farão desta prova um grande espetáculo, nas nossas estradas, desejo o maior sucesso, certo de que, mais uma vez, este rali cumprirá a sua vocação e o propósito de celebrarmos, conjuntamente, a beleza, o desporto, a autenticidade e a alegria que tão bem caracterizam esta nossa ilha.
Eduardo Jesus
Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura