Exposição evoca memórias e emoção
“As Voltas da Volta” é o título da exposição temporária patente no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s. A mostra foi inaugurada hoje e poderá ser visitada até ao dia 30 de setembro.
Nas várias salas do museu, 64 fotografias da Casa Fotográfica Perestrellos, contam a história da I Volta à Ilha da Madeira em automóvel, que se realizou a 16 de junho de 1959, assim como das provas automobilísticas que a antecederam: a Rampa dos Barreiros, organizada pelo Automóvel Clube de Portugal, em 1935; a gincana do Club Sports Madeira, em 1936, o I e II Rallye Automóvel da Madeira, respetivamente em 1948 e 1949, da responsabilidade do Rotary Club do Funchal.
Além das fotografias estão em exposição alguns objetos, cedidos por particulares e pelo Club Sports da Madeira que evocam memórias das emoções vividas nas míticas provas.
O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, referiu na ocasião, que a nova exposição será um momento para associar a cultura regional à grande festa do desporto motorizado da Região e que é o Rali Vinho Madeira. “Esta prova tem uma história e estar a recordar a I Volta à Ilha, assim como outras que a antecederam, é honrar o passado e homenagear aqueles que permitiram que hoje chegássemos até aqui”, refere o governante.