Entre 700 a 800 elementos contribuem para segurança máxima do RVM

Read so far

Entre 700 a 800 elementos contribuem para segurança máxima do RVM

img_0398.jpgA área da segurança é ponto forte e fundamental para o sucesso do Rali Vinho Madeira (RVM). A preparação do RVM neste campo envolve vários meses de trabalho para que tudo corra como se pretende.

Após ter o traçado aprovado pela Comissão Organizadora, são feitos os levantamentos Prova Especial a Prova Especial, verificando as necessidades a nível de meios humanos, o estado das estradas, desenhando o plano de segurança para cada uma das provas especiais e verificando as necessidades para cada uma delas. Depois disso é iniciado um processo de angariação de meios humanos, planificação dos elementos policiais para as PEC, bem como de normas internas para fazer uma planificação dos meios de socorro. Seguem-se reuniões com todas as pessoas envolvidas, formações, alertas a cada grupo, como Proteção Civil, câmaras municipais, organização do RVM e PSP.

Segundo o responsável pela Segurança no RVM, Luís Madruga, cerca de “700 a 800 pessoas” asseguram o trabalho nesta área, entre PSP, comissários de segurança, bombeiros, elementos florestais, câmaras, entre outros, sem contar com as viaturas de segurança, como os ‘zero’.

“Passo a passo iremos estar preparados para os embates e, como se sabe, uma organização a nível da segurança, quando não é falada é que as coisas correm bem”, salientou.

Ao nível da segurança, de realçar que o RVM tem uma Direção de Prova com todas as especialidades. “Ali temos representantes da Proteção Civil, PSP, entre outros, ou seja, são aqueles que fazem a comunicação diretamente com os elementos que estão na estrada”, explicou.

Em relação ao público, deixa um apelo à compreensão de todos. “A mensagem é a habitual, nós temos muitos elementos espalhados e todos merecem o respeito das pessoas, nós trabalhamos para os espetadores, para o RVM e queremos que as pessoas aceitem as nossas indicações de estrada, trabalhamos para cuidar de todos”, salientou.