Mensagem do presidente da Comissão Organizadora para a edição de 2015 do RVM
Com um longo historial e herdeiro das famosas “Voltas à Ilha”, o Rali Vinho da Madeira mantém uma posição cimeira de prestígio e de referência, entre a elite dos Ralis Internacionais, sendo considerado uma das mais espectaculares e competitivas Provas disputadas em piso de asfalto.
Vivemos tempos de grandes movimentações, também no Desporto Automóvel de Competição e tanto a Direcção do Clube Sports da Madeira como toda a Comissão Organizadora do Rali Vinho da Madeira 2015 estão cientes das dificuldades económicas e financeiras da Região Autónoma da Madeira e da opção tomada, pelo Governo Regional, de baixar o apoio financeiro aos Eventos Desportivos com notoriedade internacional, face à actual situação económica e orçamental e à fase da grande incerteza quanto ao futuro político do Projecto Europeu, tal como o idealizamos e concebemos.
Este tempo de dificuldades de uns é tempo de oportunidades para outros, que com maiores recursos financeiros e com uma aposta decidida, na promoção turística dos seus Países e Regiões, através das Competições Automóveis, estão a chegar, com as suas provas, ao patamar máximo dos Campeonato do Mundo e da Europa de Ralis relegando, para segundo plano, as Provas com passado e um historial de sucesso, como é o caso do nosso Rali da Madeira.
E sabemos que, para recuperarmos o lugar a que temos direito no Campeonato da Europa de Ralis, promovido pelo Eurosports Events, necessitamos de um aumento substancial da subvenção financeira pública atribuída ao Evento, ou, em alternativa, precisávamos de encontrar um ou dois Patrocinadores interessados em investir na marca “Madeira” e “Rali Vinho da Madeira”. Para além disso, é também fundamental garantir que o transporte marítimo das viaturas seja efectuado, através dum navio tipo Ferry.
Sem estas duas condições fundamentais é impossível voltar a sonhar com a inclusão do nosso Rali no Campeonato da Europa.
Assim, a Edição 2015 do Rali Vinho da Madeira vai continuar a contar para o Troféu Europeu de Ralis FIA 2015, que inclui outras 12 Provas, juntamente com ex-ralis do Campeonato da Europa e do Mundo, tais como, Bulgária, Bosphorus (Turquia), Príncipe das Astúrias (Espanha) e o Rali da Croácia. Outros, como o Mille Miglia, o San Remo, Rallye de Canárias, optaram por, pura e simplesmente, deixar de ser uma Prova FIA.
Mas, é para a Comissão Organizadora do Rali Vinho da Madeira 2015 fundamental continuar a organizar este evento internacional, sob a égide da FIA.
Apesar de todos os condicionalismos de ordem financeira e logística com que nos debatemos, o Rali Vinho da Madeira continua a ser o maior evento Sócio Desportivo que se realiza anualmente na Madeira e aquele que mais promove turisticamente a Ilha e o seu afamado vinho.
A Prova é sempre aguardada com muita expectativa e o fim de semana do Rali tornou-se uma festa popular, não só para a juventude mas também na reunião de famílias e amigos para, em conjunto, se deslocarem para as estradas e serras da nossa Ilha e verem passar os pilotos e as máquinas, sempre com muito entusiasmo e muito convívio intergeracional.
O Rali é, assim, vivido e acarinhado por todos os madeirenses, como nenhum outro evento organizado na Madeira. Mobiliza não só todos os residentes e turistas que nos visitam nessa semana, mas também toda a nossa enorme comunidade emigrante, que na diáspora nos acompanha, com fervor e alguma emoção, através da RTP Internacional.
Além de uma forte cobertura televisiva promovida pela RTP- Madeira – a televisão madeirense terá directos para a RTP 1 e 2 a nível nacional e a referida RTP Internacional, que fará também transmissões, em directo e em deferido, para todos os países onde está presente - teremos também a Promo G Broadcast que detém direitos de transmissão do Troféu FIA e que difunde o programa e compactos do nosso evento, em mais de 40 países e em diversos canais generalistas e temáticos, para além de todas as outras plataformas Web e vídeos promocionais do rali e da Região.
Este evento desportivo é também fundamental para o fomento e desenvolvimento da economia Regional, pois na tradição histórica da “Volta à Ilha”, o seu itinerário percorre todos os Concelhos da Região, potenciando e dinamizando todas as unidades de Turismo Rural, bem como os estabelecimentos de Restauração e Bares, nos locais por onde se desenrola a Prova.
Além da promoção externa, o evento é um forte incentivo à economia regional, sendo que cerca de 80% do valor da subvenção financeira é para pagamento a empresas fornecedoras de bens e serviços a operar na Madeira, incluindo o pagamento do IVA relativo a esses fornecimentos.
Após as obras de recuperação e renovação da Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, voltamos ao figurino de iniciar o Rali na quinta-feira, 30 de Julho, com a sempre espectacular Prova Especial da Avenida do Mar, onde se esperam, uma vez mais, cerca de 30.000 pessoas a assistir a este evento desportivo que é servido a todos os adeptos do Desporto Automóvel.
Desde logo, as nossas desculpas pelos transtornos causados na normal circulação viária e pedonal, no centro da cidade do Funchal, especialmente para todos aqueles que são prejudicados no acesso às suas habitações e locais de trabalho, mas as imagens da nossa marginal e frente mar, renovada e recuperada, serão um cartaz turístico de excelência e motivo de orgulho de todos nós.
Para a edição 2015, a pontuar para o Troféu Europeu de Ralis, Campeonato Nacional e da Madeira de Ralis, adaptamos a estrutura organizacional, o programa, e o itinerário, às exigências da FIA, e aos actuais Regulamentos do Campeonato Nacional e “Coral” da Madeira de Ralis.
Face aos Regulamentos da FIA e os Nacionais da FPAK, onde, essencialmente, as viaturas admitidas nas provas têm homologações diferentes, teremos três Regulamentos Particulares da Prova, um para cada Campeonato. Um Regulamento para a Prova FIA, outro para o Campeonato Nacional FPAK e outro ainda para o Campeonato Coral de Ralis da Madeira.
Assim, estarão na estrada a disputar o Rali Vinho da Madeira 2015, as viaturas clássicas e sua homologação FIA, assim como as viaturas “Porsche” que tanta competitividade trouxeram aos ralis regionais, mas que, não podendo pontuar para o Rali FIA, irão competir para o Campeonato da Madeira. Estamos em conversações com a FIA, a fim de minimizar os efeitos da aplicação dos seus regulamentos, em relação à participação destas viaturas, onde se inclui a sua ordem de partida, passagem pelo podium de partida e chegada.
A Comissão Organizadora do Rali Vinho da Madeira tudo fará para que os padrões da qualidade e organização se mantenham bem elevados, assim como assegurará a presença de um ou dois concorrentes estrangeiros, com provas dadas que, conjuntamente com os principais pilotos nacionais e todos os pilotos madeirenses, irão com certeza garantir espectáculo, luta desportiva e competitiva, até ao final do Rali.
Agradecemos a todos os Patrocinadores e Empresas que mantêm o seu apoio financeiro mesmo em tempos de menor actividade económica e a todos os que colaboram com a Organização da prova. Sem o empenho e contributo de tantos, não era possível colocar este ano nas Estradas da nossa bela Madeira mais uma Edição do Rali Vinho da Madeira, a 56ª Edição da Volta à Ilha da Madeira.
A todos os participantes, concorrentes, organizadores, forças policiais e militarizadas, renovamos o nosso muito obrigado.
Marcamos encontro com todos vós, na última semana de Julho, para assistir a mais um grande e competitivo espectáculo desportivo. O sucesso da Prova depende em grande parte da segurança e da postura e comportamento de cada espectador. Contamos com todos vós.
O Rali não é do Madeira é da Madeira.
Desejamos a todos um bom Rali