PT e RVM: Uma parceria de sucesso!

Lido

PT e RVM: Uma parceria de sucesso!

610_8873_0.jpg

A PT - Portugal Telecom – é responsável por assegurar as várias vertentes de comunicação do Rali Vinho Madeira e mantém uma longa ligação com a organização da prova, com benefícios mútuos.

“Este Rali é muito querido pelos madeirenses, que estão cá e os que estão fora da ilha. Enquanto marca, gostamos de estar aliados a estes eventos e é uma mais-valia estar associado a uma organização que tem o prestígio do Rali Vinho Madeira. É sem dúvida uma parceria de sucesso”, salientou Jorge Sequeira, diretor comercial da PT na Madeira.

A evolução tecnológica tem trazido novos desafios no setor das telecomunicações, que assumem, cada vez mais, um papel central. A parceria com o rali, naturalmente, tem assumido diferentes formas, de acordo com as atualizações que surgem na área.

“Os telemóveis e a internet, por exemplo, trouxeram novas exigências, em termos de reforço de rede móvel, não só para as comunicações de quem está envolvido na prova, como também para quem assiste e para a comunicação social”, realçou.

Um dos exemplos pode ser comprovado no segmento da segurança, com a instalação dos sistemas de GPS nas viaturas dos concorrentes. Para que a organização acompanhe a localização, a cada 10 segundos é transmitida uma mensagem com as coordenadas. “Só dentro dos troços, há qualquer coisa como 60 mil mensagens trocadas”.

O acompanhamento da prova, através dos smartphones, é outra das exigências dos entusiastas do rali que exige medidas apuradas por parte da PT. “Nesta altura, cerca de 30 antenas têm de ser reforçadas para assegurar o maior afluxo. Em alguns sítios são colocadas algumas estações temporárias, como é o caso do Terreiro da Luta, por exemplo”, revelou Jorge Sequeira.

Longe vão os tempos, em que eram passados “muitos cabos pelas montanhas fora”. Agora, “a transmissão é feita através de dados móveis” e todas as necessidades são asseguradas “por excelentes profissionais, que já trabalham em parceria com a organização do rali há muitos anos”. Aliás, a PT tem pessoas permanentemente a trabalhar junto do centro operacional do rali, para que nada falhe na comunicação e no acesso à informação sobre a prova que, por estes, dias entusiasma a Madeira e tem ecos internacionais.

Tags: