Voto de pesar pelo falecimento de José Agostinho de Sousa

Lido

Voto de pesar pelo falecimento de José Agostinho de Sousa

A Direcção, os Orgãos Sociais, associados, funcionários, técnicos e atletas do Club Sports da Madeira, informam e lamentam profundamente o falecimento do seu Ex-Presidente da Direcção, Senhor José Agostinho de Sousa, ocorrido no passado dia 9 de Janeiro, que exercia, actualmente, o cargo Vice-Presidente da Assembleia Geral desta Centenária Instituição sendo o seu sócio mais antigo.

Figura incontornável da Sociedade e do Desporto Madeirense esteve, desde muito jovem, ligado ao automobilismo, tendo participado nas famosas “Voltas à Ilha em Automóvel” organizadas pelo Club Sports da Madeira e em diversas actividades e eventos náuticos, realizados na Baía do Funchal.

Esta sua paixão, pelo mar e pelos automóveis, levou a que exercesse, cumulativamente com o cargo de Presidente da Direcção do Clube Sports da Madeira, o de Presidente da Direcção do Clube Naval do Funchal e da Delegação, na Madeira, do Automóvel Clube de Portugal.

Foi como Presidente da Direcção do Clube que, em toda a sua tenacidade e empenho, o Rali Vinho da Madeira se candidatou e passou a integrar o Campeonato da Europa de Ralis, a partir de 1978, contando com o apoio incondicional de Alfredo César Torres, junto da Federação Internacional do Automóvel – FIA.

Foi, também, sob a presidência de José Agostinho De Sousa, que diversas modalidades amadoras voltaram a ser praticadas no Club Sports da Madeira, depois de conquistada a Autonomia Política Administrativa da Madeira, pois foi sempre um grande defensor da formação e afirmação dos jovens madeirenses, apostando nas suas capacidades e criando oportunidades para o desenvolvimento e crescimento do seu potencial humano, muito particularmente, na sua vertente desportiva.

Nesta sempre difícil hora de despedida física, não poderíamos deixar de lhe prestar uma singela homenagem e agradecer toda a dedicação de uma vida ao nosso Clube, onde passou muito do seu tempo de lazer, pois continuava a ser uma presença assídua para um salutar convívio diário na nossa Sede Social.

A toda a família, neste momento de dor e já de saudade, a Direcção do Club Sports da Madeira, expressando o sentir de todos os seus associados, curva-se perante a figura ímpar do seu Ex-Presidente e Sócio Honorário e apresenta os mais sinceros e sentidos pêsames, pelo falecimento do Senhor José Agostinho de Sousa.

O seu legado ficará para sempre na História do Clube e na memória de todos aqueles que tiveram o privilégio e a honra, como nós, de o conhecer e de com ele colaborar na gestão e engrandecimento do Club Sports da Madeira.

Até sempre, José Agostinho de Sousa.

O nosso muito obrigado!

Eternamente reconhecidos.

Que descanse em Paz. Bem o merece.

José Paulo Fontes
Presidente da Direcção da Club Sports da Madeira