Rali Vinho da Madeira: a tática dos candidatos ao título e outras contas

Read so far

A corrida aos pontos do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) não é, todavia, o único ponto de interesse da 60.ª edição do rali insular, igualmente pontuável para o FIA European Rally Trophy e para o campeonato regional.

A valia dos pilotos madeirenses, em particular Alexandre Camacho (Skoda) e Miguel Nunes (Hyundai); a participação de Gindomenico Basso (Skoda), o italiano que divide o recorde de quatro triunfos com o compatriota Andrea Aghini e com os portugueses Bruno Magalhães e o saudoso Américo Nunes; a presença do jovem espanhol Jose Maria Pepe Lopez (Citroën), vencedor do último Rali das Canárias (ERC), e o regresso de João Barros são fatores relevantes em termos de valorização do espetáculo que conta com 19 veículos R5 inscritos e sobe à cena, na avenida do Mar, ao final da tarde do dia 1 de agosto.

Para o líder CPR, Ricardo Teodósio, o Rali Vinho da Madeira é uma prova particularmente querida; todavia, para o piloto algarvio, o essencial é continuar a liderar o campeonato.

«Na verdade, o mais importante é ganhar o rali para o nosso campeonato. O que vier a mais do que isso, será seguramente uma alegria. Há um excelente lote de concorrentes, onde se incluem os melhores pilotos madeirenses e ainda o Basso e o Pepe López, mas esses não são da nossa guerra», sublinhou Teodósio.

 

Ricardo Teodósio (na foto em ação no Rali de Castelo Branco) somar o máximo de pontos para o CPR é o objetivo principal

«Queremos realizar uma prova positiva e só depois da Madeira é que se podem fazer melhor as contas. Estamos muito confiantes», acrescentou o piloto do Skoda Fabia.

Para os pilotos apoiados pela Hyundai Portugal – os i20 R5 apresentam decoração baseada nas cores da Madeira, uma forma de homenagear a paixão dos adeptos da Região Autónoma – o otimismo é comum.

Moralizado pela conquista do máximo de pontos para o CPR no Rali de Portugal e da vitória em termos absolutos em Castelo Branco, Armindo Araújo ficou mais perto da liderança do campeonato.

Moralizados pelos excelentes resultados nos últimos ralis, Armindo Araújo e Luís Ramalho (Hyundai i20 R5) querem prosseguir senda vitoriosa

«O Rali Vinho da Madeira é uma prova muito específica, em que os pilotos madeirenses são, normalmente, os grandes favoritos. Vamos, acima de tudo, pensar nas contas do CPR, já que o nosso grande objetivo é revalidar o título de campeões nacionais», referiu Armindo Araújo, atual detentor do título e pentacampeão nacional.

Para Bruno Magalhães, o rali madeirense «é uma prova muito especial. Foi o meu primeiro rali no Campeonato Nacional há, precisamente, 20 anos», recordou o vice-campeão europeu.

Bruno Magalhães (Hyundai i20 R5) é um dos recordistas de triunfos no Rali Vinho da Madeira

«Os testes que fizemos, recentemente, deixaram-nos satisfeitos e vamos dar o nosso máximo para estar na luta pela vitória no CPR», asseverou o piloto do Hyundai i20 R5 preparado pela Sports & You.

José Pedro Fontes assume luta pela vitória

Outro assumido candidato ao triunfo é José Pedro Fontes. Pragmático, o piloto do Citroën C5 R5 procura um resultado que faça esquecer uma primeira metade da época marcada por problemas de vária ordem e adianta:

«Estamos prontos para lutar pela vitória neste 60.º Rali Vinho Madeira»,a adiantou José Pedro Fontes.

José Pedro Fontes (Citroën C3 R5) quer voltar a ser feliz na Madeira

«Os bons resultados que alcançámos nos testes realizados, demonstram que o nosso C3 R5 será uma das principais máquinas a ter em conta na luta pelos melhores tempos nos troços deste rali e, consequentemente, no assalto ao primeiro1º lugar», justificou Fontes, que participou, sem intuito de garantir um resultado, no último Rali do Faial do campeonato regional.

Regressado João Barros tem objetivo definido

Quase um ano volvido, João Barros está de volta à competição e de novo ao volante de um Skoda Fabia R5 e com António Costa no banco do lado.

Ganhar ritmo para as restantes provas de asfalto do calendário nacional é o objetivo primordial do piloto nortenho:

«É muito importante voltar aos ralis, embora o meu ritmo não seja o desejado. Esta é uma prova que adoro, em que faço sempre questão de estar presente», referiu João Barros.

João Barros (Skoda Fabia R5) está de regresso e tem objetivo traçado

Rodar o máximo é uma das metas a alcançar:

«A natural falta de andamento, obriga-nos a ir ganhando ritmo ao longo da prova, tentando fazer um bom rali. Como não estamos a pensar nos pontos para o CPR, pois este ano só farei algumas provas de asfalto, vamos disputar o rali sem qualquer tipo de pressões, pensando apenas neste Rali Vinho da Madeira», justificou João Barros.

Ver mais em:

https://ralivm

https://www.fpak.pt/

Author: 
Motor24
Date: 
16-08-2019