Observação positiva para o Rali Vinho da Madeira

Read so far

Observação positiva para o Rali Vinho da Madeira

Os relatórios de observação FIA e FPAK ao Rali Vinho da Madeira são muito positivos. José Paulo Fontes, presidente da Comissão Organizadora do Rali Vinho da Madeira, revelou alguns pormenores daqueles documentos em que “foi bastante valorizada a alteração do centro nevrálgico da prova para instalações muito mais próximas do parque de assistência e concorrentes”.

O documento da FIA “enaltece o envolvimento da população. É um grande privilégio para todos nós ver a forma como os madeirenses vivem o rali e isso foi muito valorizado nos relatórios dos observadores da FIA e da FPAK. Os relatórios não penalizaram o rali devido ao infeliz acidente que enlutou o final do evento.

A Comissão Organizadora tem mantido um contato regular com a família e, entre outras ações de apoio, entregou as receitas da prova especial de abertura da prova num ato informal e discreto. Até à ocasião a organização do Rali Vinho da Madeira e o Club Sports da Madeira não foram notificados pelas autoridades competentes mas mantêm-se disponíveis para colaborar em todas as ações que venham a ser desencadeadas”.

Ainda relativamente à monitorização e alcance da prova, “o AVE registou uma subida relativamente a 2021 e a valorização do alcance passou de 5,5 milhões de euros para 12,8 milhões de euros. Podemos dizer que o impacto, também económico, foi à volta de 15 milhões de euros no plano nacional e internacional. A grande força da televisão foi notória e foram registadas mais notícias positivas. Apenas no plano internacional foi sentido o efeito de algumas notícias negativas reportando o acidente trágico da última prova especial”.

Em representação da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira e também na qualidade de Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado enalteceu “a preocupação da organização em levar o rali a todos os concelhos da Madeira.
No que diz respeito ao município da capital garantiu a manutenção do apoio à organização e mostrou-se particularmente agradado com a decisão da organização do RVM de montar o Parque Fechado na Praça do Município”.