Spica e Stella são ajudas que vêm do céu

Lido

Spica e Stella são ajudas que vêm do céu

As novas tecnologias cada vez mais moldam os ralis, o seu formato e vários procedimentos. No campo tecnológico, há já alguns anos que o GPS é uma ferramenta muito importante para as equipas e para os organizadores, mormente no domínio da segurança. No Rali Vinho da Madeira são utilizados os sistemas Spica e Stella, serviços GPS e de comunicação cujo equipamento e software foram desenvolvidos pela espanhola Anube.

Nos reconhecimentos foi utilizado o Spica, que vem sendo usado nas provas do campeonato regional da modalidade. Este sistema permite saber a todo o momento o posicionamento das viaturas bem como verificar a velocidade atingida e o respeito pelas regras de circulação rodoviária. As infrações poderão ser penalizadas de forma pecuniária assim como através de sanção desportiva.

No rali propriamente dito e nas viaturas de competição, será utilizado o Stella, sistema vigente no Campeonato de Portugal de Ralis, Este permite uma maior precisão no posicionamento, nomeadamente através da colocação de uma antena dedicada. Para além disso, o sistema permite inúmeras capacidades de comunicação entre a direção de prova e os concorrentes, em ambos os sentidos. As viaturas de segurança do rali também usam sistema de localização.

Maiores informações podem ser obtidas aqui.