Mensagem do presidente do Governo Regional para a edição de 2022 do RVM

Read so far

Mensagem do presidente do Governo Regional para a edição de 2022 do RVM

O Rali Vinho Madeira está de volta à sua normalidade, com o regresso de várias das suas classificativas que a pandemia interditou e cujas normas foram exemplarmente compreendidas e cumpridas pela organização e pela população.
Dois anos após, com a retoma que se assiste em toda a Região, o rali está aí em todo o seu esplendor, na sua 63ª edição, colocando ao longo da estrada milhares de pessoas que, estou certo, darão, mais uma vez, exemplos de civismo e de cumprimento das regras e da sinalização de segurança
Quero, aliás, agradecer a todos os madeirenses a forma como têm colaborado nestes últimos dois anos de crise sanitária, com um comportamento digno dos maiores encómios e referências, que permitiu à Região enfrentar a pandemia, retomar a Economia e recuperar a sua normalidade, também nas diferentes atividades, onde se insere um Rali Vinho da Madeira com as suas habituais (17) classificativas, com destaque para o regresso da sempre espetacular classificativa da Avenida do Mar.
O Rali é, para os madeirenses, muito mais do que uma prova desportiva. É também uma manifestação social, com a presença massiva, mas cívica, dos madeirenses nas nossas serras, que se enchem de campistas e visitantes, que não perdem “pitada” da corrida. 
Ao longo dos anos, todos nos habituámos a ver nas estradas madeirenses as maiores figuras do automobilismo nacional e, mesmo, internacional. Pilotos que todos nos habituámos a idolatrar e que trazem, sem dúvida, um brilho ainda maior à nossa “Volta”.
Para mim, contudo, as grandes referências. Os grandes heróis do Rali Vinho Madeira são os pilotos madeirenses. São eles que vêm fazendo com que a prova continue sempre presente, que atinja grande qualidade e que tenha, ao longo dos dias, uma grande competitividade. E que têm, inclusive, conquistado várias vitórias naquele que é, para muitos, para mim também, um dos melhores ralis do mundo.
Mas, não é só dos que estão na linha da frente que se faz um rali, nem a história deste rali. Faz-se também graças aos muitos que, por amor apenas ao desporto, participam, engradecendo a prova e dando mostra, mais uma vez, a toda a gente, do querer, de persistência, da determinação e da paixão que enformam o Povo Madeirense.
O Governo Regional continuará a apoiar esta prova. Os madeirenses, a organização da prova, superiormente liderada pelo Paulo Fontes, assim o merecem.
Um bom Rali para todos.