Como vai o Campeonato de Ralis Coral da Madeira?

Lido

Como vai o Campeonato de Ralis Coral da Madeira?

O campeonato madeirense de ralis não registou grandes alterações na entrada em 2023 e engloba as mesmas sete provas que o ano passado. A temporada teve início em abril em São Vicente. Na costa norte, Alexandre Camacho arrancou bem e ainda beneficiou de uma penalização por falsa partida do seu maior opositor. No entanto, com a chegada ao segundo dia de competição, o campeão Miguel Nunes conseguiu anular a diferença que o separava da frente e ainda se impor no evento. Tudo apontava para que o piloto do Skoda Fabia Rally2 Evo da Lotes viesse a dominar como no final da época anterior.

No entanto, Camacho procedeu a afinações e outras alterações no Skoda Fabia Rally2 Evo da Play e a história do campeonato sofreu uma reviravolta. O ritmo nos ralis regionais passou a ser ditado por este piloto que arrasou a concorrência na Calheta, em maio, na Ribeira Brava, em junho, e, mais recentemente, em Machico. Com esta demonstração de força, Alexandre Camacho dispõe de boa vantagem no campeonato e, com três eventos por disputar, Vinho da Madeira, Municípios de Câmara de Lobos e Funchal e 100 à Hora, o título pode ser rapidamente entregue caso Miguel Nunes não consiga reagir.

Miguel Caires passou este ano a tripular um Skoda Fabia R5 e tem estado, apesar da adaptação a uma viatura muito mais potente que a anterior, em bom plano, ocupando, com margem confortável, o lugar mais baixo do pódio momentâneo da competição. Rui Pinto, com Ford Fiesta Rally2, e José Camacho, num Peugeot 208 T16 R5, não têm mostrado velocidade para subir ao palanque e são, nesta fase, quarto e sexto no campeonato promovido pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. As equipas com Porsche têm tido presença e prestação irregular este ano.

Excelente posicionamento, quinto ao nível absoluto, tem João Silva. O piloto do Peugeot 208 Rally4 da FX tem dominado os acontecimentos na sua categoria e, por vezes, discutido lugares à geral com adversários com viaturas mais competitivas. Neste escalão, em evidência têm igualmente estado Renato Pita e Artur Quintal, ambos em Peugeot 208 Rally4, e Dinarte Baptista, com Renault Clio Rally4.

Classificação: 1º Alexandre Camacho, 112; 2º Miguel Nunes, 89; 3º Miguel Caires, 63; 4º Rui Pinto, 38; 5º João Silva, 36; 6º José Camacho, 24; 7º Paulo Mendes, 20; 8º Renato Pita, 18; 9º José P. Fontes, 17; 10º Artur Quintal, 15. Estão classificados 33 pilotos.