Mensagem do diretor de prova para a edição de 2016 do RVM

Lido

Mensagem do diretor de prova para a edição de 2016 do RVM

Olá!

Primeiro fim-de-semana de Agosto.

E assim o Rali Vinho Madeira está de novo na estrada.

Contando mais uma vez com o reconhecimento por parte da FIA, pertencendo ao Europaen Rally Trophy, Iberian Rally Trophy, a mais importante série FIA para amadores, já que as outras competições, seja europeia, seja mundial, patrocinadas pela Federação Internacional do Automóvel são basicamente destinadas a estruturas competitivas muito profissionalizadas, ou mesmo profissionais.

Conta também, a exemplo do que tem vindo a ser habitual, para o Campeonato Nacional de Ralis e para o Campeonato de Ralis “Coral” da Madeira.

Como novidade este ano, temos em competição uma nova série internacional, o Tour European Rally, um conjunto de ralis oriundos de zonas turísticas de excelência que se juntam para em conjunto promoverem as Regiões onde se inserem.

É o ano “zero” desta competição europeia e o Rali Vinho Madeira mais uma vez diz presente.

Este ano mantemos o figurino de 5ª, 6ª, e sábado, com a realização da prova espectáculo da Avenida do Mar a começar o rali, na tarde de quinta-feira, logo após a cerimónia de partida no podium em frente à sede do Club Sports da Madeira.

Por imposição da regulamentação FIA, foi necessário reajustar o comprimento de algumas especiais, o que fizemos sem cortar com a espectacularidade sempre presente nas nossas estradas.

Na sexta-feira voltamos a passar no “salto” do Nacional, bem como por todas as “especiais” já icónicas do Rali Vinho Madeira. Neste dia, para os saudosistas das provas nocturnas, o rali conta com as duas últimas especiais do dia a serem disputadas já durante a noite.

No sábado, para além das habituais passagens por Câmara de Lobos, Ponta do Pargo e Encumeada, voltamos à Ponta do Sol, com uma espectacular passagem na zona do Carvalhal.

No restante, estrutura do Rali deste ano é idêntica em relação às últimas edições, com, como já referi, ligeiras modificações em alguns locais de partida e meta das provas especiais, motivadas por uma melhor qualidade, pondo mais uma vez ênfase especial no capítulo segurança, particularmente a dos pilotos e dos espectadores, sendo previsível que, apesar da crise já falada, ambos compareçam em grande número às estradas da nossa Região e, nunca é demais recordar que um comportamento irrepreensível, como é habitual no público madeirense, é uma condição indispensável para o sucesso do Rali Vinho da Madeira.

 

Contamos consigo nas estradas da Madeira, perto da emoção e longe do perigo.

 

Pedro Melvill de Araújo

Director da Prova