Rui Conceição e Roberto Fernandes: o reeditar de uma dupla histórica

Lido

Rui Conceição e Roberto Fernandes: o reeditar de uma dupla histórica

Na edição 56 do Rali Vinho Madeira (RVM) sobressai o regresso de uma dupla histórica do regional de ralis: Rui Conceição e Roberto Fernandes voltam, juntos, à estrada.
“Já tinha muitas saudades. Somos todos amigos, temos um bom ambiente na equipa e é bom estar de volta”, confessou o co-piloto Roberto Fernandes, que fixou residência no Porto Santo e nos últimos anos tem estado afastado do automobilismo.

A última vez que participaram juntos no campeonato foi há 15 anos. Muita coisa mudou, desde então, como recorda o piloto Rui Conceição: “É uma diferença grande, os objetivos eram outros, na altura. Acho que participávamos com menos responsabilidade e menos stress.”

Ainda assim, a dupla somou sucessos, que hoje recorda com entusiasmo: “Fomos os melhores madeirenses em 1996 e em 1999. Fomos campeões regionais absolutos de turismo e de produção.”

Estas últimas semanas, antes do RVM, serviram sobretudo para ganhar ritmo. “Tive de me reintegrar, adaptar aos novos troços, que nunca tinha feito em competição, e também estou a apanhar o ritmo das notas”, revelou Roberto Fernandes.

Na véspera do início da prova, a equipa das Vespas viveu momentos de grande azáfama. “Há umas semanas tivemos um problema no carro, com estragos no motor, que só chegou esta quarta-feira de manhã. Internamente, já começou a corrida contra o tempo para deixar tudo pronto a tempo. Já não estávamos habituados”, sublinhou Rui Conceição, em declarações ao Site do RVM.

No RVM a dupla madeirense vai participar com um Ford Escort RS Cosworth. Os objetivos passam por “dar o melhor e alcançar o melhor resultado possível”, e esperam “receber muito carinho do público”.

Refira-se que este foi “um reeditar imprevisto”, devido a uma situação de saúde que envolve o habitual co-piloto Duarte Coelho, inscrito inicialmente para fazer o RVM, ao lado de Rui Conceição. “O Duarte está a enfrentar outra luta, digamos que vai enfrentar o rali mais importante da vida dele”, lamentou Roberto Fernandes.