Olá!!
Como é que vos corre a semana? Espero que bem.. No passado fim-de-semana estive a acompanhar de perto o Rali Vinho Madeira , esta é um prova bastante conceituada do automobilismo nacional que se realiza na maravilhosa ilha da Madeira. A primeira classificativa começa na Avenida Do Mar no Funchal e depois segue para a serra.
O Rali Vinho Madeira nasceu em 1959 com o nome de Volta à Madeira em automóvel e assim começa a história desta grande prova com 55 anos considerada das mais importantes e prestigiada provas europeia de rally . A prova não era o que é hoje com uma organização que fecha estradas e zela por quem esta assistir delimitando as zonas de assistência por segurança, era tudo muito amador em 1977 quando a voltava já contava com 20 anos de existência os pilotos tiveram que aguardar que a procissão do Bom Jesus da Ponta Delgada passa-se, claro que essa mesma procissão acabou por influenciar os resultados finais do Rali.
Em 1978 a volta foi ganha por Ari Vatanen , futuro campeão mundial de rali, homem do Paris Dakar. Nesta altura a conhecida volta à Madeira estava prestes a mudar para o nome que tem hoje Rali Vinho Madeira, e com isso sucedeu estarem presentes pilotos de renome e com ambições no campeonato da europa.
Em 1984, Henri Toivonen, uma promessa do automobilismo europeu venceu o Rali Vinho Madeira ao volante de um Lancia4.
Nos anos 80, o Rali Maderense entrava no mapa e até teve uma estrela feminina presente em prova Antonella Mandelli de origem Italiana , fez vários terceiros lugares e um segundo no Rali Vinho Madeira, primeiro ao volante de um Fiat e depois de um Lancia.
Com cada vez mais presença de pilotos estrangeiros a prova foi ganhando peso mundialmente, inclusive na sexta feira do Rali o Governo Regional começou a declarar tolerância de ponto e milhares demadeirenses começaram a rumar até a serra para ver os carros passar, tradição que se mantem.
Como podem ver é uma prova cheia de história, aqui deixei-vos apenas um resumo.
A prova deste ano foi muito renhida na parte final entre o piloto italiano Giandomenico Basso/Lorenzo Granai ao volante de um Hyundai R5 e a dupla Madeirense Alexandra Camacho/ Pedro Calado ao volante de um Peogeot, acabou por vencer o piloto Madeirense.
Em baixo deixo-vos mais fotos deste grande evento para verem como é vivido!
Para os que são aficionados destes tipo de desportos automobilísticos convido-vos a virem assistir a esta grande prova no próximo ano!!
Dupla Vencedora : Alexandre Camacho / Pedro Calado
Data:
10-08-2017