Rali Vinho da Madeira: hora de decisões em prova de prestígio europeu

Read so far

O cartaz da 60.ª edição do prestigiado Rali Vinho da Madeira, prova com larga tradição e renome europeus, deixa antever espetáculo de bom nível a partir do dia 1 de agosto: a nível internacional, dois pilotos de gerações diferentes – Giandomenico Basso (Skoda Fabia) e José Maria Lopez (Citroën C3) – surgem com créditos firmados; a nível nacional, o despique pela liderança do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), ocupada por Ricardo Teodósio (Skoda Fabia), está no auge, enquanto na luta pelo triunfo absoluto os madeirenses voltam a assumir justificado protagonismo, após os dois triunfos consecutivos assinados por Alexandre Camacho nos últimos anos.

À partida, estão reunidas as condições para um espetáculo que honre a história feita tradição de um rali envolto por uma aura muito especial, O perfil das classificativas, o entusiasmo e envolvimento do público, os nomes que constam na galeria dos vencedores e o acompanhamento e promoção feitos pela comunicação social fizeram do rali do Clube Sports Madeira uma prova emblemática.

Ganhar na Madeira traz prestígio e acrescenta valor ao palmarés de qualquer piloto. Neste particular, Giandomenico Basso e Bruno Magalhães somam quatro triunfo cada, O italiano não foi feliz o ano passado, num rali em que mal aqueceu e regressa ao volante de um Skoda Fabia da equipa Delta para tentar o penta em número de triunfos, após ter ganho em 2006, 2007, 2009, 2013.

Idêntico é o objetivo de Bruno Magalhães nesta 6.ª prova do CPR, pontuável igualmente para o Troféu Internacional de Ralis. O piloto do Hyundai i20 venceu em 2011 e 2012 com o Peugeot 207 S2000 e em 2014 e 2015 com o Peugeot 208 T16. Atrfa não s apresenta fácil, tanto mais que o jovem José Maria Lopez (Citroën C3), vencedor do último Rali das Canárias, é forte candidato. O espanhol já provou que pode lutar pelas posições cimeiras sem ter o exaustivo conhecimento do terreno dos adversários portugueses.

Bruno Magalhães e Hugo Magalhães estão de regresso à Madeira, desta vez em Hyundai i20 R5

Neste domínio, os pilotos madeirense estão em clara vantagem: conhecem as classificativas de cor, dispõem de carros competitivos e d uma salutar ambição. Alexandre Camacho (Skoda Fabia) venceu as duas últimas edições, mas Miguel Nunes (Hyundai i20) é candidato muito forte, obstinado lutador que persegue um triunfo absoluto na prova.

Pedro Paixão (Skoda Fabia) e João Silva (Citroën DS3) são nome a ter em conta nesta discussão entre madeirenses, sendo de destacar o regresso do carismático Vítor Sá (Citroën DS3 R3T), vencedor absoluto do rali em 2004.

Entre os 39 inscritos na prova FIA (19 são R5) – a lista do campeonato da Madeira regista mais 24 equipas – ganha relevância o lote de candidatos à conquista do título nacional. Estão inscritos nove dos 10 primeiros classificados do CPR.

Ricardo Teodósio (Skoda Fabia) lidera o Campeonato d Portugal, mas Armindo Araújo (Hyundai i20) quer manter a pressão e conquistar tal posição. Um duelo intenso em perspetiva, com Bruno Magalhães, outro piloto apoiado pela Hyundai Portugal, a apostar forte num bom resultado, única forma de se manter na corroída para o título.

Objetivo que parece afastado de Miguel Barbosa (Skoda Fabia) e de José Pedro Fontes (Citroën C3).

Meireles, Barros e Adruzilo de regresso

De sublinhar os regressos de Pedro Meireles — para estrear um novo VW Polo, após o golpe de infortúnio no Vodafone Rali de Portugal – e de João Barros, de novo ao volante do Skoda Fabia, preparado pela ARC Sport e com António Costa ao lado.

Em tempo de regresso, João Barros, com António Costa ao lado no Skoda Fabia, promete lutar por um lugar cimeiro no CPR

O piloto de Paredes esteve inscrito no Rali de Castelo Branco, mas não alinhou.

D igual modo, Adruzilo Lopes está, de novo, inscrito com um Mitsubishi Lancer Evo IX, neste rali em que um trio de Porsche 993 GT3 Cup promete dar espetáculo, com o açoriano Luís Pimentel a medir forças com os madeirenses Gil Freitas e Filipe Freitas,

Avenida do Mar a abrir

A tradicional superespecial da Avenida do Mar (2,18 km), no coração do Funchal, abre o programa desta edição do Rali Vinho da Madeira, ao final da tarde de 5.ª feira (dia 1 de agosto).

No dia seguinte, dupla passagem por Campo de Golfe e Palheiro Ferreira, a classificativa mais extensa (19,08 km) na secção matinal, e à tarde por Serra de Água, Boaventura e Santana.

Por fim, no sábado, Câmara de Lobos, Ponta do Sol, Ponta do Pargo e Rosário, todas por duas vezes, constituem o programa, antes do pódio (18.00 horas), no Funchal.

Ao todo, 19 classificativas, somando 209,16 km ao cronómetro.

Ver mais em:

http://ralivm.com/2019/pt

https://www.fpak.pt/

Author: 
Motor24
Date: 
16-08-2019