Alexandre Camacho atinge quarta vitória no Rali Vinho da Madeira

Lido

Alexandre Camacho atinge quarta vitória no Rali Vinho da Madeira

Alexandre Camacho tornou-se um dos recordistas de triunfos do Rali Vinho da Madeira ao atingir o quarto sucesso numa prova em que até teve um mau arranque. Com algumas escolhas erradas de pneus e acertos, o piloto do Skoda Fabia Rally2 Evo estava a mais de 18 segundos da liderança no final da primeira das quatro secções que compuseram o evento mas nunca baixou os braços e encetou uma recuperação que lhe permitiu ir reduzindo essa desvantagem.

Também ajudado por alguns erros do seu principal adversário, Camacho conseguiu entrar na última secção a 6,7 segundos do guia, diferença que reduziu até 1,7 segundos à entrada da última classificativa do itinerário comum. Aí, num troço cronometrado disputado com pneus para piso seco em asfalto molhado, beneficiou do infortúnio do seu rival para poder celebrar uma vitória que premeia tanto a sua persistência como o seu sentido tático noutras ocasiões.

Se Alexandre Camacho era a imagem da alegria na chegada ao Funchal, Miguel Nunes era um espelho do desalento. Também em um Skoda Fabia Rally2 Evo, Nunes esteve no comando da prova organizada pelo Club Sports da Madeira da primeira à penúltima prova especial e acabou mesmo por ser forçado a desistir, apesar de ter concluído a última classificativa. Em piso muito difícil não evitou um toque, na sequência de um pião, e ficou com a suspensão danificada.

Quem também beneficiou do desaire de Nunes foram Bruno Magalhães e José Pedro Fontes para virem a ocupar um lugar no pódio. Magalhães, autor de uma excelente prova com o Hyundai i20 R5, obteve a segunda posição, equivalente, em termo de campeonato, a uma vitória no CPR. Logo atrás, José Pedro Fontes, em Citroën C3 Rally2, ocupou o lugar mais baixo do pódio. Pedro Paixão teria, em condições normais, ocupado um lugar no pódio mas, com o muito tempo perdido com um furo, chegou a estar na décima posição mas, com uma boa recuperação, terminou no quarto posto.

O espanhol Jan Solans estreou-se na Madeira com um Citroën C3 Rally2 e foi quinto classificado depois de uma participação em que cometeu alguns erros, sofreu da sua inexperiência no traçado, mas também assinalou alguns excelentes tempos em classificativa.